O alvará é uma taxa da prefeitura, por este motivo cada uma das quase 6000 cidades do brasil podem cobrar valores diferentes. Mas ele não deve ultrapassar R$300,00.

Peça seu alvará e vamos começar a obra!

Fundações

Document with Pen
ProjetoSite
Quanto custa o Alvará?

Fundação – A fundação ou alicerce é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Baldrame, alicerce, chame como quiser, como se fosse do “pé”, A RAIZ da casa. Lembrando que “vigas” são iguais às colunas, só que ficam na horizontal, o baldrame é o conjunto de vigas interligadas que se sustenta sobre a fundação. Ela que evita a rachaduras e fixuras na parede.

O tipo de Fundação adequado para sua obra pode ser definido levando em consideração a carga do edifício, tipo de solo, profundidade do lençol freático, tipo de fundação das edificações vizinhas, etc. Blocos e baldrames são classificados como fundações diretas ou fundações rasas. As vigas baldrames travam os blocos de fundação que são construídos sobre as fundações profundas e são responsáveis pela transmissão da carga dos pilares para as fundações profundas. Pode ser dispensada a execução das fundações profundas quando as cargas do edifício forem baixas. Sua execução prevê a Escavação do terreno, posicionamento das formas e Armação e Lançamento de Concreto . As dimensões dos blocos de fundação e também das vigas baldrames bem como seu posicionamento, devem ser calculadas pelo projetista de fundações.

Infra-Estrutura – Água, energia, luz, banheiro, local para armazenar os materiais de construção e segurança é o mínimo para começar sua obra. Você precisa criar um barraco para guardar o material, água para fazer o cimento, os trabalhadores precisam ligar os equipamentos.

Gabarito – É processo e definir o local onde a casa será estabelecida. Por meio deste processo é possível saber onde serão edificadas as bases, bem como as paredes do imóvel.

Quando falamos em fundação os dois sistemas mais utilizados para fundação são:

Estacas com vigas baldrame (em alguns casos sapata)

  • Vigas Baldrame – Feita e ferro de aço e envolvida em concreto, com vigas de aproximadamente 0,20 x 20 cm ou 0,30 x 0,30 cm são feitas nos locais onde irão subir parede.

  • Estacas ou furos – São buracos feitos no solo com profundidade geralmente entre 0,80 a 3,00 ficam geralmente nas quinas das vigas baldrames, variando conforme a carga das paredes. O objetivo dele é dar firmeza às vigas baldrame impedindo o afundamento da estrutura. Marcado com círculo vermelho na imagem.

  • Sapatas – São estruturas de ferro envolvidas por concreto posicionadas feita em locais estratégicos, com uma área maior que a das vigas baldrame, geralmente utilizadas para edificações com pavimentos superior, maior carga. Elas são feitas em cima das estacas com o objetivo de aumentar a área de aderência ao solo, consequentemente, quanto mais peso da edificação maior a área para distribuir a carga e evitar o afundamento da estrutura.